Quem somos

COMPANHIA DAS FILHAS DA CARIDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO, SERVAS DOS POBRES.

quem-somosSomos Filhas da Caridade, servas dos Pobres. Nascemos em Paris em 1633, fundadas por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac para servir os pobres nas múltiplas formas de pobreza.

Fiéis ao nosso carisma, estamos presentes nos 05 continentes, em 91 países, disponíveis a este serviço, convictas de que “servindo os Pobres servimos Jesus Cristo” que disse: o que fizerdes ao menor dos meus é a mim que o fazeis.”

A Companhia é uma Sociedade de Vida Apostólica, em comunidade de vida fraterna, que se compromete a viver total e radicalmente os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, para estar mais disponível para sua finalidade: o serviço de Cristo nos Pobres.

Para as Filhas da Caridade, o serviço de Cristo nos pobres, com o qual se comprometem por um voto específico, é um ato de amor afetivo e efetivo, expressão por excelência do estado de caridade.

A vida das Filhas da Caridade busca harmonizar as exigências da missão com outras dimensões da vida. Alia contemplação e ação, alimentada pela Eucaristia, fonte de vida espiritual, pela oração, sob a proteção de Maria, modelo de escuta e de acolhimento da vontade de Deus.