Missão

“As Filhas da Caridade, em fidelidade a seu batismo e em resposta ao apelo de Deus, doam-se inteiramente e em comunidade ao serviço de Cristo nos pobres, seus irmãos e irmãs, com um espírito evangélico de humildade, simplicidade e caridade. Um mesmo amor anima e dirige sua contemplação e seu serviço. Sabem, pela fé, que Deus as espera nos que sofrem” (Constituição 7).

As Filhas da Caridade buscam harmonizar as exigências da missão com outras dimensões da vida. Aliam contemplação e ação, alimentada pela Eucaristia, fonte de vida espiritual, e pela oração, sob a proteção de Maria, modelo de escuta e de acolhimento da vontade de Deus.

Comprometida com a causa do pobre, opção fundamental da Companhia, a missão passa por atividades concretas que exigem amor, conhecimento da realidade, competência e preocupação com a justiça social inspirada na caridade. Visando ampliar e garantir continuidade da presença vicentina junto aos pobres, as Irmãs empenham-se em despertar e formar multiplicadores da ação vicentina, isto é, pessoas que amem e respeitem os pobres e lhes assegurem atendimento em seus sofrimentos e necessidades.