Hospital São Vicente de Paulo

A História

HSVP_antigo

A história do HSVP começa em 1930, quando as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo fundaram o Hospital Escola, uma unidade de Saúde destinada a oferecer assistência médica às irmãs religiosas e treinamento às noviças na área de Enfermagem. Em 1968, após reformas do casarão onde funcionava, o Hospital Escola passou a se chamar Hospital São Vicente de Paulo e a atender também os moradores da região.

Alguns anos depois, sob a gestão da Irmã Mathilde, a demanda por atendimentos cresceu e as Irmãs decidiram construir um novo prédio, maior e mais moderno. O espaço foi inaugurado em 1980 com a presença de diversas autoridades.

Desde a sua fundação, o HSVP sempre procurou estimular nos colaboradores, Corpo Clínico e Irmãs o comprometimento com a humanização da técnica e a excelência do cuidado. O trabalho focado no bem-estar do paciente trouxe o reconhecimento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a certificação ISO 9001.

Em 2008, o hospital alcançou a acreditação pela Joint Commission Internacional (JCI), uma das mais respeitadas organizações acreditadoras do mundo. Em 2012 e 2015, após reavaliação de todos os processos internos, o HSVP foi reacreditado, confirmando a qualidade e a segurança de seus serviços.

Vocação para cuidar

HSVP_novo

Nos últimos anos, sob a direção executiva da Irmã Marinete Tibério, o HSVP se consolidou como uma instituição de padrão internacional e referência em saúde, sendo eleito o 5º melhor hospital do Brasil pela AméricaEconomía Intelligence. Tudo isso, graças aos investimentos em Tecnologia, à criação de serviços especializados, à valorização dos colaboradores e, é claro, à vocação para cuidar, dentro do carisma vicentino.

Missão

associacao

Integrar a Missão das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo de servir aos pobres dentro do carisma vicentino. Humanizar o atendimento à Saúde, com moderna Tecnologia e profissionais especializados, comprometidos com a qualidade, a educação permanente e os valores da instituição.

Visão

Ser reconhecido como referência na assistência médico-hospitalar pela humanização e excelência dos serviços, pelo respeito ao Meio Ambiente, à Saúde, à Segurança Ocupacional e à Responsabilidade Social.

Valores Institucionais

Transparência – Permitir que o cliente conheça tanto os propósitos como os processos do HSVP.

Ética – Respeitar o ser humano praticando um comportamento com honestidade, confidencialidade, credibilidade e justiça.

Humanização – Promover a melhor condição possível do corpo, da mente e do espírito.

Comprometimento – Trabalhar de forma integrada, procurando desenvolver as atividades com eficiência, eficácia e espírito vicentino.

Simplicidade – Ter uma postura pessoal simples, sem complexidade ou dificuldades, favorecendo o atendimento humanizado ao cliente.

Humildade – Ter consciência e possuir uma convicção do que é, da sua capacidade, da sua força ou da sua fraqueza, reconhecendo seus limites mas procurando constantemente seu aperfeiçoamento físico, moral e espiritual.

Caridade – Trabalhar com forte apego ao amor que move a vontade e a busca efetiva do bem ao próximo.

Veja mais em: www.hsvp.org.br